9.10.06

resenha do cd> Os Maltrapilhos- Desemprego- Desespero

demorou mas tá ai, resenha do cd do maltrapilhos por Hery Costa. confira:



Os Maltrapilhos: Desemprego-Desespero

Esse é o primeiro registro dessa banda ceilandense que existe desde 94. O cd saiu no começo do ano, e é um cd-r daqueles de mídia preta telado com o logo da banda e o símbolo do "maltrapilho". A arte é simples, mas é uma pena que não tenham as letras no encarte.
O cd é muito bom de escutar, influências nítidas são bandas de punk rock e punk rock oi dos anos oitenta (principalmente bandas paulistas); inocentes, dose brutal, virus 27, cólera são bandas que nos vem à mente instantaneamente. Particularmente, o que mais gosto são os backing vocals bem feitos, que lembram bem bandas OI inglesas (Angelic Upstart, Cock Sparrer, etc).


Mas vamos falar das faixas: são 14 músicas (covers inclusos) sempre precedidas de vinhetinhas deles mesmos tocando clássicos do punk rock nacional ou músicas que tenham algum valor para eles. Abaixo você encontra meus destaques:



A primeira faixa, Terra de Ninguém, é um cover da TFP banda velha do DF aonde tocavam Robson (Macakongs 2099, Vernom Walters, Besthoven...) e Frango (Vernom Walters, Galinha Preta, Besthoven, Desakato a Autoridade...).


Já a faixa Hospital de Base merece uma explicação pra quem não é do DF: o Hospital de Base é o principal hospital público da região, e atende além da população do DF muitas pessoas de outros estados. É um hospital gigante e totalmente caótico. Essa música mostra bem o que mais gosto n' Os Maltrapilhos, os back vocals! E como o punk se adapta facilmente: base vira basíííí! pra encaixar melhor na melodia ehhehehe


Um dos hits dos caras é a faixa Punk Rock Nacional, com seu refrão fácil de gravar "a solução é-o punk rock!" a primeira vista pode parecer uma coisa boba, como se o punk rock fosse salvar o mundo, mas não é bem por ai. A música é mais uma declaração de amor ao punk rock, num estilo "young untill I die" de ser..., de como o punk/ hardcore é importante nas vida das pessoas envolvidas com o meio. Só quem dedica sua vida a parada, entende o que os caras quiseram dizer nesse som.


Homônima da banda a faixa Os Maltrapilhos é mais um hit dos caras, o começo dessa música me lembra bastante o Dose Brutal, pelo punk rock lento, que remete aquele início do Oi no Brasil, acho que pra quem conhece pode parecer Filhos de Mengele.


Desemprego-Desespero – essa é a música que menos gosto do cd, tem um começo que me lembra Legião Urbana... A faixa Mensagem ao dono do poder parece um ARD Causas para Alarme. O vocal do Márcio me lembra muito o do Gilmar nessa fase. E essa música tem aquele jeitão simples/direto/rápido do Causas...


Faixa onze do cd, Refúgio, é um cover da banda mineira Nada - uma banda que só teve duas demos lançadas e a participação na coletânea BH core. Apesar desses poucos lançamentos, tem uma legião de admiradores, no DF. Além dos Maltrapilhos tem: Fofão (Besthoven), Regis (e o povo do Murro no Olho), Gilvany (Mancha Negra e GBG discos), Amarildo (Hordas do Caos) e a pouco tempo esse que vos escreve.


Fechando o cd aparece, Horror Apocalíptico, cover do Besthoven, som que via entrar pro tributo ao Besthoven que ta pra sair nas gringas (+ informações em breve) e que contará também, com Terror Revolucionário, Rot, Skeleton, Innocent Kids e + várias outras bandas



resenha por Hery Costa


myspace da banda: http://www.myspace.com/osmaltrapilhos



o cd em questão está disponível para download no site do caio: http://restodaganancia.blogspot.com/

Nenhum comentário: