14.2.07

resenha: tributo a ARD

Honra ao mérito vol I- Tributo ARD (Independência records)

mais um lançamento da independência records, que parece ter tomado novo fôlego; é o volume um de uma série de tributos que o fellipe planeja lançar, e que saiu finalmente, depois de anos de preparação. valeu a pena esperar! a arte é simples, o cd vem num envelopinho de papel cartão, bem simples, com um encarte com contatos das bandas participantes e com um texto escrito pelo fellipe cdc falando da ARD, da importância da banda para o underground candango. para quem não sabe, os caras tão na ativa desde 84! minha irmã, em 84 eu usava fraldas... tem noção? em 86 eles lançaram o split com BSB-H que é considerado o primeiro disco hardcore do centro-oeste! por essas e outras coisas o fellipe resolveu homenagear a banda com esse lançamento que acabou de sair!

achei o resultado final bem legal: são bandas muito boas (algumas finadas, inclusive), com gravações legais fazendo versões interessantes das diversas fases do ARD. claro que algumas versões me cativam mais que outras, mas tive a impressão que as bandas escolheram bem as músicas que levam, porque conseguiram deixar as músicas com a sua cara, sem descaracteriza-las. vamos para o comentário faixa-a-faixa (em ordem alfabética):

faixa 1- Não quero (do LP Causas para Alarme)- banda: Alarme
essa versão ficou com a cara do Alarme da demo “No Último Instante”, a versão é muito próxima ao original se diferenciando mais por conta do encaixamento do vocal (que no original é um tanto peculiar, jeito específico do Gilmar encaixar) que passa a ser uma coisa mais clássica, tipo Cólera.

faixa 2- Drogado (do LP Causas para Alarme)- banda: Algo
não conheço essa banda, nunca tinha ouvido, mas eles fazem uma versão ok para Drogado. quando me falaram que tinha violinos eu já pensei o pior, mas quando ouvi até gostei. achei que não passou do ponto, funcionou bem nessa música, o solinho do violino é bem emocionante! o que achei que passou do ponto foi o vocal tentando imitar demais o Gilmar no refrão, o que ficou estranho. mas tirando a média, passou: uma faixa legal.

faixa 3- Tod Langsang (do LP Causas para Alarme)- banda: Besthöven
essa faixa, cantada em alemão, é a número 3 no tributo e no LP causas para alarme! e é minha faixa favorita do tributo. ela é mais sujona e o vocal do Fofão é inconfundível e a faixa ficou com a cara do Besthöven, apesar de super fiel ao original. Com certeza o Besthöven conseguiu uma versão que é tão boa quanto a original. Hery acha que de repente era algo mais ou menos assim que os caras do ARD tinham em mente quando fizeram a música, algo na linha do Anti- Cimex...

faixa 4- Ataque às Hordas do Poder (do LP Causas para Alarme)- banda: Death Slam
versão deathslamniana para a música, ou seja: versão muito mais rápida e suja. a versão fechou nos 01:25min, e a cara dela, bastante alterada, ficou parecida com as músicas do Death Slam da época do split com o Terror Revolucionário (um grind crustado e mais simplesão).

Faixa 5- A Polícia nas Ruas (Do split LP com BSBH Ataque as Hordas do Poder)- banda: DFC
o DFC conseguiu, em 31 segundos, fazer uma versão que supera a original (que eu particularmente acho meio chata), e que é DFC purinho. Não sei se eles reinventaram a base ou se eles conseguiram saca-la, porque ela é muito embolada no original. segundo o hery: “a música que deu nome ao jornal” (pffff)

Faixa 6- Não (Do split LP com BSBH Ataque as Hordas do Poder)- banda: Galinha Preta
esse é um registro do Galinha Preta quando o vocalista ainda era o Manel, por isso algumas pessoas podem achar estranho, por terem conhecido a banda com o Frango nos vocais. o vocal do Manel é bem diferente, muito mais grave. A música deu margem a um crust pesadão com direito a blasts.

Faixa 7- Eixão da Morte (Do split LP com BSBH Ataque as Hordas do Poder)- banda: Kaos Klitoriano
eu simplesmente adorei essa versão do Kaos- número dois na minha lista das preferidas. ta, não vale porque eu sou paga pau da banda mesmo... hehehehe. mas, ficou a cara delas! uma guitarrinha com uma distorção esquisita, que mais parece um sintetizador, muitos berros insanos que fazem a banda especial, é um hardcore punk de meninas mas com uma sujeira e uns tempos estranhos que deixam a coisa toda especial. Hehehe

Faixa 8- Fome (Do split LP com BSBH Ataque as Hordas do Poder)- banda: Nomes Feios
o Nomes Feios aproveitou o refrão cantadinho da versão original e fez um pop rock dançante que me pegou de surpresa. definitivamente não era o que eu esperava... surpresa!!!

Faixa 9- Street Kids (do ep 7’’ My Brazil) banda: Other Side
do ep My Brazil, que é uma incursão do ARD num mundo mais crossover; essa versão, tentando “atualizar” o som, faz dela um thrash 90 que lembra o korzus kzs. também não conheci a banda, que encerrou suas atividades.

Faixa 10- Demófagos (do LP Causas para Alarme)- banda: Prisão Civil
super bem escolhida, o prisão civil fez uma versão bem diferente da que o ARD faz hoje em dia dessa música (que é mais hardcore): mantiveram o punk rock, dando uma acelerada. a voz do ed é bem peculiar, dando um efeito inconfundível. além disso, deram uma estilizada no “havia uma barata” que rola no começo da música (dó-ré-mi-fá-fá-fá-dó-ré-dó-ré-ré-ré).

Faixa 11- My Brazil (do ep 7’’ My Brazil) banda: Rankatampa
essa foi uma das faixas que não me agradaram. também tentaram dar uma “atualizada” no som, mas acho que o vocal heavy metal passou do ponto. antes do refrão, especificamente, aonde o som fica beirando o thrash e o vocal rapcoreia, pra depois, no refrão dar uma de pantera no “braziiiiil- oh my brazil!”. enfim, questão de gosto, mesmo, cada uma tem o seu gosto e normalmente não é legal meter o dedo no alheio!

Faixa 12- Maggie (do LP Causas para Alarme)- banda: Terror Revolucionário
a versão ficou com a cara do Terror, especialmente porque o manco descolado do Jefferson é inconfundível. o que beira o gótico na versão original compõe a atmosfera de um crust pesadão na versão do Terror. eu não gosto muito dessa música, é a que menos gosto no Causas para Alarme, então, novamente, gosto é gosto...

Faixa 13- Terremoto (do LP Causas para Alarme)- banda: Underskin Crawler
essa faixa também ta presente na coletânea cult 22 (ihhh. Não era pra resenhar essa coletânea?... droga. Resenharei em breve). os caras fizeram uma versão mais rápida e pesada para a música, tentando fazer com que fosse mais a cara do UC. a gravação é boa, mas eu achei aquelas pausas meio estranhas e sinistras.

Fechando a resenha: um bom lançamento da Independência Records do guerreiro Fellipe CDC, conseguiu fazer um lançamento bem legal, uma homenagem bacana a uma banda que está a mais de 20 anos na atividade! espero que outros volumes da Honra ao Mérito sejam lançados!você pode encontra-lo nas melhores lojas da cidade e também nas banquinhas de xous com a gente da Alea!

Nenhum comentário: